“ a reunião em sinergia dos saberes, das imaginações, das energias espirituais... de uma grupo humano constituí a comunidade virtual.” Adaptação de Pierre Levy
Panorama sobre o Ensino a Distância
Desde o início do século XX, 1904, o ensino a distância (EAD) existe no Brasil, cuja dinâmica de informação baseava-se em correspondências, as quais demoravam semanas para chegarem a seu destinatário.
Em meados da década 90 com o desenvolvimento dos sistemas de comunicação e a ampliação do acesso a internet, que possibilitaram a transmissão de informação de modo instantâneo, o ensino a distância sofreu uma metamorfose e passou a ser encarado como uma alternativa de ensino.
Atualmente muitos paradigmas foram quebrados em relação ao EAD, principalmente pelas universidades que a menos de dez anos atrás, pregavam a seus alunos que eles deveriam mudar o mundo, mas eram inflexíveis quando alguém propunha que seu sistema de ensino tradicional deveria ser reformulado.
Quando as universidades mudaram de postura em relação ao ensino tradicional e assumiram uma postura de potencializar a transmissão de conhecimento e sabedoria, através da educação a distância, essa “nova” modalidade de ensino passou a atrair diariamente novos alunos.
Inserido neste contexto, diversas universidades públicas e particulares passaram a ofertar cursos de especialização e graduação a distância, como é o caso da UFJF.
A estrutura tecnológica de um curso a distância é muito complexa e exige dos profissionais designados para conduzir essa educação sem fronteiras, a capacidade de realizar a gestão da informação, do conhecimento e despertar nos alunos o interesse pela pesquisa.
As informações devem ser transmitidas através de plataformas de apoio à aprendizagem que devem ter interfaces que permitam aos alunos compartilharem em ambientes virtuais, de modo sincronizado ou não, informações e opiniões.
Essa nova prática comunicativa e educativa pode levar a uma inteligência coletiva, desde que as ferramentas disponíveis para comunicação grupal, como: salas de bate papo, fóruns de discussão... promovam entre professores e alunos a participação intensa em todo processo.
Módulo de Acolhimento
A grande maioria dos discentes que ingressaram nos cursos de bacharelado a distância na UFJF, em especial os de Administração Pública, estão tento o primeiro contato com um ensino cuja forma de acesso a informação se dar por meio de ambientes virtuais.
As formas de acesso as informações desse módulo, a metodologia empregada, assim como o acompanhamento interativo do tutor, têm grande relevância para adaptação a essa “universidade virtual”, onde o “aluno solitário” tem a capacidade de concluir que não está só, mas sim desacompanhado. (trecho do livro Tecnologias e Ensino Presencial e a Distância)
A tecnologia empregada no ambiente virtual de aprendizado, dá ao aluno uma leve impressão que a distância espacial que o separa dos seus colegas de curso é semelhante à distância física impostas entre alunos que estudam em salas de aula diferente, em virtude das ferramentas de comunicação disponíveis.
Espero que os conhecimentos ganhos nesse módulo de acolhimento sejam multiplicados diariamente durante os estudos “solitários” do curso, pois assim terei a certeza que estarei mais preparado para tomar decisões típicas de um administrador público com legitimidade.
Saudações!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário