quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Ambientação

Início de período letivo, alunos novatos chegam às escolas, atordoados, tímidos e constrangidos, sem conhecer a sala aonde estudarão, os professores, a metodologia de ensino, as regras de funcionamento do estabelecimento, as práticas acadêmicas e administrativas, etc.
As aulas começam e estes novos alunos têm que buscar a ambientação em meio a disciplinas que vão sendo jogadas no quadro negro. Algumas escolas e universidades, sensíveis a estes problemas, mantêm programas de ambientação para novos alunos.
E quanto ao ensino à distância ?
É razoável imaginar que, principalmente no caso do ensino a distância, essa referida ambientação seja indispensável. Precisamos conhecer o novo ambiente tecnológico, mesmo sendo tecnologicamente ativos, precisamos entender a dinâmica do trabalho, e conhecer, mesmo que virtualmente, nossos colegas.
Iniciativas como o módulo de acolhimento da UAB-UFJF são muito benvindas. A grande maioria dos alunos conhece as ferramentas do dia-a-dia da internet, mas de forma pontual e não integrada. O módulo de acolhimento permitiu uma visão sistêmica e integrada, do ponto de vista da EAD, das ferramentas que farão parte do nosso cotidiano de estudantes à distância. Que venham as disciplinas !

Um comentário:

  1. O Herbert foi muito feliz ao atribuir ao blog o título: "Ambientação à distância...@colhimento". Para minha grata supresa, foi plenamente cumprida a proposta de acolhimento e ambientação, através do curso específico do NEAD/UFJF.

    ResponderExcluir